Está procurando oportunidades para se profissionalizar? Então esteja atento, pois o Ministério da Educação estará disponibilizando mais de 1 milhão de vagas em diversos cursos. A proposta é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Governo, dedicada ao público que deseja alcançar educação de qualidade sem custas.

Se você ficou interessado e quer saber como conseguir a sua vaga, então confira as informações abaixo e entenda tudo sobre o novo programa do MEC:

O Ministério da Educação é responsável por promover, juntamente a outras instituições, o incentivo ao estudo. Isso é possível através de programas educacionais que permitem condições facilitadas para quem se encaixa nos requisitos existentes.

Já existem algumas propostas com essa finalidade que estão em vigor e a expectativa é que as oportunidades se ampliem para jovens e adultos do país que querem alcançar educação de qualidade.

O MEC anunciou que estará ofertando mais de 1 milhão de vagas para o próximo ano em diversas áreas do mercado e o público já quer saber como garantir a sua vaga.

Por isso, vamos entender um pouco mais sobre esta proposta!

Onde as vagas estarão disponíveis?

O novo programa do Governo terá o seu foco voltado para a distribuição de vagas para cursos técnicos que estão em alta no mercado. Essa possibilidade já era possível anteriormente através do programa Pronatec.

Entretanto, o MEC e o próprio Governo identificaram alguns problemas na inciativa e precisaram repaginar o programa, dando origem ao Novos Caminhos.

E será justamente através desse projeto que os estudantes estarão conseguindo acessar as vagas Pronatec SENAC 2020entre outras vagas de escolas técnicas.

Quais as instituições participantes?

Um dos principais objetivos do projeto Novos Caminhos é utilizar de forma mais funcional as instituições do Sistema S de ensino que o Brasil possui.

Essas instituições são consideradas as melhores do seu ramo e apesar de não serem públicas, possuem um vínculo importante com o poder público.

São exemplos dessas escolas: O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); entre outras.

Como se inscrever?

Os estudantes podiam se inscrever no Pronatec através da plataforma online durante os períodos de lançamento de edital e a ideia é manter essa praticidade para os estudantes.

Por isso, quando o programa entrar em vigor, os estudantes poderão realizar a inscrição e concorrer às bolsas no próprio site, apenas informando seus dados e aplicando o cadastro para a vaga ofertada.