Conquistar o diploma de graduação ainda é um sonho distante para muitos brasileiros, isto porque os custos do ensino superior e técnico são altos.

Para estes brasileiros que almejam a formação profissional mas ainda não podem custear os estudos, vale lembrar que existem alguns programas que você pode utilizar para alcançar seu objeto. Veja a seguir quais são:

PRONATEC

Vamos começar falando da opção para quem começar um curso técnico. Este tipo de formação tem estado muito popular e oferece capacitação prática e teórica em cerca de dois anos.

A grande vantagem do curso técnico é o fato do mesmo estar totalmente ligado ao mercado de trabalho. As oportunidades são muitas, como o SENAC PSG 2020por exemplo.

E como acessar esses cursos?

O programa responsável por cursos gratuitos SENAC SP 2020 e outras instituições do Sistema S de vários estados é o PRONATEC. A sigla corresponde ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

É possível se inscrever online durante o período indicado através do site oficial. A inscrição é simples e rápida, dando a opção de diversas bolsas.

PROUNI

Para quem pretende cursar uma graduação, que dura mais tempo e tende a ser mais cara, a opção mais viável é o Programa Universidade Para Todos (PROUNI).

O programa representa um dos sistemas de distribuição de vagas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), possibilitando a aquisição de bolsas parciais e integrais.

E todos os estudantes podem participar?

O PROUNI tem o objetivo de oferecer ensino de qualidade para estudantes de baixa renda, portanto esse é um dos principais critérios. Além disso, o estudante também deve ter concluído o ensino médio na rede pública ou na rede particular como bolsista integral.

FIES

Um outro recurso que pode ser utilizado pelo estudante é o FIES, um dos maiores programas de financiamento estudantil que existem atualmente no país.

O grande diferencial desse programa é a taxa de juros, considerada a mais vantajosa do mercado. É importante mencionar ainda, que assim como o PROUNI, o FIES também promove bolsas parciais e integrais.

Os estudantes interessados podem concorrer as bolsas se comprovarem a renda equivalente de acordo com a sua categoria de concorrência e se tiverem alcançado nota superior a 450 pontos no ENEM.

E quando começo a pagar?

O FIES é o financiamento estudantil mais utilizado do mercado e permite que os estudantes possam pagar as mensalidades somente após um determinado período depois de finalizar o curso.