Entrar na faculdade ou em um curso técnico pode ser uma decisão difícil. As duas formações são bastante promissoras para o seu currículo, mas é preciso avaliar bem o funcionamento de cada uma para saber qual sera a melhor opção para você. Veja a seguir alguns pontos sobre esses cursos e entenda qual será mais vantajoso para você:

Faculdade

Vamos começar da faculdade! Um dos maiores pontos fortes desse nível de formação é a grande variedade de programas que podem ajudar você a entrar na faculdade com desconto ou sem nenhum custo.

Uma dessas possibilidades é se inscrever para o novo FIES 2020O programa de financiamento estudantil oferece condições exclusivas par os bolsistas.

Quem não quiser participando usando a plataforma do SISFIESainda tem a opção de utilizar sua nota do Enem para se inscrever no SISU ou no PROUNI.

Além disso, a graduação possuirá uma carga horária superior e apesar de dura mais que um curso técnico, tende a disponibilizar mais possibilidades no mercado de trabalho.

Para quem busca se especializar na sua área, ou seja, cursar Pós-graduação, Mestrado ou Doutorado é importante saber que o diploma de Graduação será um requisito para todas as especializações.

Os estudantes interessados em pesquisa também terão uma afinidade maior ingressando na faculdade, pois as opções de estudo são muitas e os laboratórios de pesquisas ficam disponíveis.

Curso Técnico

O curso de graduação em uma faculdade pode apresentar muitas vantagens para o estudante, mas é válido informar que o curso técnico também tem seus benefícios!

Geralmente, este tipo de formação dura entre alguns meses a até 3 anos. Por isso, quem ainda não tem umas especialização e prefere sentir na prática como é determinada área do mercado se identifica com a formação.

Também é preciso considerar que, diferente da graduação, o curso técnico possibilita capacitação para o mercado de trabalho em pouco tempo. Afinal, esse tipo de curso tem foco voltado para as profissões na prática.

Assim como para as faculdades, as escolas técnicas também possuem opção de ingresso através de programas que facilitam o acesso a educação

É o caso do PRONATEC, um programa responsável pela distribuição de bolsas de estudo para as escolas técnicas e as instituições de ensino do Sistema S (SENAC, SENAI, entre outros).

Na verdade, ambas as opções são interessantes para quem quer se profissionalizar. O que realmente irá definir a escolha dos cursos é a sua prioridade como estudante.