Nos dias atuais os métodos de ensino nas escolas tem sido diversos. Infelizmente, esses métodos muitas vezes ainda não encontraram, de forma estratégica, como estimular as crianças, para que sintam o desejo de aprender, e serem obrigadas a isso. É preciso acreditar que somando diversão e entretenimento mais matemática, exite uma maravilhosa forma de aprendizado.

Muitas vezes, em diversas ocasiões, usamos a matemática, não tem como escapar dela. Quando crianças quem sabe, falamos muito “Não vou precisar disso na vida real”, porém, agora sabemos que o uso da matemática é essencial para nosso cotidiano.

É necessário mostrar as crianças a importância dessa matéria, por mais difícil que seja, há maneiras divertidas de aprender e nunca mais esquecer.

Algumas maneiras fáceis de ensinar matemática para uma criança

  • Tabuada: O método mais usado pelos pais e professores é o da tabuada. Existem vários modelos de tabuada para imprimir na internet, escolha uma bem legal, de preferência bastante colorida para chamar a atenção da criança. Pergunte as respostas das sentenças de forma alegre e participativa e não de maneira autoritária. Desta forma o estudo da tabuada será muito mais divertido.
  • Doces sobre a mesa: Esse método deixa qualquer criança feliz, pois usamos o que elas mais gostam, Doces. Você prepara algumas folhas de papel com vários círculos desenhados. Juntamente com seu filho ou aluno, coloque os doces dentro dos círculos. É bom fazer isso com diferentes números e aproveitando para mostrar como cada número é fisicamente.
  • Pegadores divertidos: Que tal colocar a roupa no varal? Se você acha que os pegadores só são usados para isso você está enganado (a). Utilize alguns palitos de picolé para desenhar diferentes quantidades de maçãs, e nos pegadores, marque diferentes números. Junto com a criança, procure e encontre qual pegador corresponde a quantidade de maçãs no palito.
  • Matemática musical: Este método é excelente para quem estar disposto a ouvir um bela música desafinada por causa da matemática. Utilize fita adesiva e dê a cada tecla determinado número, e peça para seu filho ou aluno compor vários números, sempre apertando na tecla do número feito.
  • Vamos pular: Que tal misturar Matemática e educação física? Faça no seu corredor uma pista de salto com grandes números, feitos com fita adesiva. Você pode fazer de várias maneiras, fale um número e a criança tentará pular no número correto. Faça seu filho ou aluno pensar e saltar.